SOBRE A COMUNICAÇÃO PÚBLICA DO GRUPO DE TRABALHO DA CANDIDATURA DE COIMBRA A CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA

O Grupo de Trabalho da Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 e a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra realizaram, na manhã desta sexta-feira, uma comunicação pública com o objetivo de dar conta do trabalho realizado nos primeiros quatro meses de funcionamento da equipa, coordenada por Luís de Matos.

O Movimento ‘Cidadãos por Coimbra’ (CpC) regista com agrado todos os procedimentos que visem fomentar a transparência e a participação cidadã no processo de candidatura, em relação ao qual reitera o seu empenho e a sua disponibilidade para colaborar, de forma construtiva.

Ouvindo com atenção o que foi dito pelos membros do Grupo de Trabalho, concluímos que os trabalhos estão ainda numa fase muito preliminar, não tendo sido avançadas quaisquer conclusões da fase de auscultação aos agentes culturais  (ainda em curso). Ao fim de quatro meses, esta circunstância é para nós motivo de preocupação e obriga-nos a refletir sobre as condições em que esta equipa está a trabalhar.

Foram anunciadas a criação de um Conselho Consultivo e a intenção de criar um Conselho Cultural Regional, que podem vir a ser instrumentos úteis para garantir o alargamento da reflexão, do debate e da participação em torno da candidatura, o que naturalmente se saúda. Faltam, no entanto, indicações mais concretas sobre as atribuições e o funcionamento de cada um destes órgãos, o que esperamos que venha a ser esclarecido nos próximos tempos. Em relação ao Conselho Consultivo, do qual foram divulgados os 30 primeiros elementos, lamentamos a fraquíssima presença de mulheres (pouco mais de 15%) e apelamos a que esta disparidade seja corrigida com os próximos convites.

A partir do que foi dito e do que não foi dito nesta sessão pública, o CpC pretende afirmar o seguinte:

  1. Urge uma clarificação, por parte da Câmara Municipal de Coimbra, dos pressupostos e objetivos políticos do projeto Coimbra Capital Europeia da Cultura 2027. Para lá das generalidades consensuais, é tempo de começarmos a identificar objetivos concretos quanto à transformação que se pretende que a iniciativa venha a provocar na vida cultural e artística da cidade, designadamente quanto ao aumento quantitativo e qualitativo dos públicos. A clareza na definição destes objetivos é essencial para o desenho das estratégias e metodologias a adotar no processo de candidatura e do próprio conceito de Capital que nos propomos construir;
  2. Insistimos na necessidade de formalizar, em documento público, o mandato do atual Grupo de Trabalho, identificando as respetivas atribuições e o seu grau de autonomia, esclarecendo a forma de relacionamento com a Câmara Municipal de Coimbra e as condições de trabalho dos seus membros;
  3. Reforçamos o apelo à Câmara Municipal de Coimbra para que dote o Grupo de Trabalho das condições materiais e humanas de que necessita para desenvolver a sua missão de forma eficaz. Consideramos urgente a constituição duma equipa de profissionais dedicada a tempo inteiro ao projeto;
  4. Continuamos a defender a necessidade de que a Comissão de Acompanhamento que foi aprovada na Assembleia Municipal de Coimbra entre rapidamente em funcionamento e se constitua como instrumento de apoio institucional aos trabalhos da Candidatura.
  5. Renovamos o desafio à Câmara Municipal de Coimbra para que leve a cabo todas as medidas que estão ao seu alcance – no curto e no médio prazo – para melhorar a vida cultural do concelho, assumindo como prioridades a normalização do relacionamento com os agentes culturais, o bom funcionamento dos equipamentos que lhe pertencem e a sensibilização de públicos, em particular entre as comunidades escolares.

 

Coimbra, 12 de outubro de 2018

Movimento ‘Cidadãos por Coimbra’

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s