DIREITO DE OPOSIÇÃO #SÓQUENÃO

Dia 23 de outubro, 10.20h da manhã – convite do Sr. Presidente da Câmara para participar em reunião no dia 24 de outubro, às 16.00h, tendo por tema as GOP e o Orçamento para 2019.

Enquadramento: Lei nº 24/98 que reconhece a titularidade do direito de oposição aos grupos políticos que não integrem o órgão executivo, detendo pelouros.

Pois bem, é reconhecido o direito pelo Sr. Presidente, mas claramente desrespeitado na mesma hora, quando não promove as condições mínimas para o seu exercício. É claro que não se espera que, de um dia para o outro, os deputados alterem os seus compromissos de trabalho para comparecer na reunião e, muito menos, que analisem os extensos e complexos documentos para se poderem pronunciar e apresentar propostas. É uma farsa notória que queremos denunciar.

Reparemos na dita Lei: no ponto 3 do art.º 5.º, ela determina que a oposição tem o direito de ser ouvida sobre propostas dos respetivos orçamentos e planos de atividade. Porém, não são cumpridas as condições que a própria lei estabelece, quando no seu ponto 2 do art.º 4. estabelece de forma clara que ” as informações devem ser prestadas diretamente e em prazo razoável aos órgãos ou estruturas representativos dos partidos políticos e demais titulares do direito de oposição.”

Não nos terá na reunião como meros “jarrões decorativos”, usando a expressão de Luís Filipe Almeida (O estatuto do direito de oposição nas autarquias locais: “o medo de existir”?, in Público online, 22 de outubro de 2018), mas ter-nos-á na Assembleia Municipal para discutir e votar os ditos documentos, esperemos que numa versão mais completa e séria do que esta que agora nos chega.

 

Graça Simões

Líder do Movimento CpC na Assembleia Municipal de Coimbra

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s